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Conteúdo desta página:

  1. Como montar seu Currículo
  2. Entrevista de Emprego
  3. Redação em Entrevista de Emprego
  4. Dinâmicas de Grupo
  5. O que fazer quando não há Retorno de uma Entrevista

1.COMO MONTAR SEU CURRÍCULO

Aprenda a preencher seu currículo corretamente e veja os principais erros. Veja as etapas de construção de um bom currículo:

  • Dados Pessoais
  • Objetivo Profissional
  • Resumo Profissional
  • Formação Acadêmica
  • Experiência Profissional
  • Informações Complementares

Dados Pessoais

Nome Completo
Endereço Completo
Telefones para contato
E-mail
Link para Facebook, Linkedin e/ou Blog/Site


Objetivo Profissional

Seja direto e conciso no objetivo profissional: escreva a área de atuação que você busca e o nível hierárquico que você se encaixa. Tenha como base em sua formação e/ou experiência profissional. O objetivo profissional deve ser igual ao cargo buscado.


Resumo Profissional
Qualificações e Diferenciais
Aprenda como prender a atenção do recrutador, milhares de profissionais qualificados estão em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho e apenas quem se destaca leva a atenção do recrutador.
O campo “Objetivo Profissional” dá uma primeira dica para o avaliador se seu currículo realmente tem o perfil buscado, mas é o campo “Resumo Profissional/Qualificações” que mostra de uma forma breve as evidências. Se não for descrito corretamente o currículo não é nem lido pelos recrutadores.
Destaque brevemente suas experiências profissionais, empresas ou setores que trabalhou, formação acadêmica e habilidades extras (como idiomas e/ou ferramentas). O ideal é escrever entre um e dois parágrafos. Seja objetivo e evite adjetivos clichês do tipo “pró-ativo, esforçado e fiel” no seu resumo profissional.




Dica extra: leia a descrição de alguns anúncios em sua área e coloque as principais habilidades exigidas em seu currículo (claro, apenas as que você possui conhecimento/experiência. Não vale inventar!).

Formação Acadêmica
Sua formação acadêmica mostra seu interesse e conhecimento em sua área de atuação. Ele é um grande diferencial no mercado de trabalho e ajuda você a se diferenciar dos outros candidatos.
Descreva todas as formações/cursos que você possui desde que agreguem para seu objetivo profissional. Cursos desatualizados (realizados há mais de dez anos) ou que estejam fora da sua área de interesse central deverão ser eliminados do documento.





Experiência Profissional

Forneça algumas informações importantes para que o recrutador tenha uma compreensão melhor de toda sua experiência profissional:

  • Nome da empresa;
  • Data de início e término (na dúvida olhe em sua carteira de trabalho);
  • Cargo (informe pelo menos os últimos 10 anos de atuação na área);
  • Descrição (detalhe as principais atividades e resultados).






Informações Complementares
Algumas informações complementares de sua carreira podem ser relevantes para a avaliação do recrutador e precisam constar em seu currículo. Não se esqueça de manter a objetividade e o foco em seu objetivo profissional.
A seguir as informações que valem a pena incluir no final de seu currículo:
  • Possíveis “disponibilidades” (de horário, de viagens, de mudança etc);
  • Experiências com trabalho voluntário**;
  • Informe caso você possua habilitação ou carro (apenas se sua profissão exigir).
  • Cursos ou palestrasincluir nome da instituição, data de início e término e o que você fez lá.

Dica: mantenha-se sempre atualizado. Busque cursos que complementem sua formação e elimine cursos antigos.



Para mais dicas, acesse o link da fonte e assista os vídeos. Vale a pena!



2. ENTREVISTA DE EMPREGO

Antes da entrevista de emprego prepare suas respostas e garanta sua vaga. Importante nunca mentir, adeque suas respostas a sua realidade:

1 – Fale sobre você!
A resposta deve ser direta e clara, sendo este o momento em que você precisa dizer em poucas palavras porque é um bom profissional.
Treine isso em casa antes da entrevista, faça um resumo de 2 a 3 frases que descrevam o seu perfil.

2 – Quais seus objetivos a curto e longo prazo?
Quando se ouve a palavra “OBJETIVOS”, o entrevistador quer saber em relação a sua profissão e não seus objetivos pessoais.
Ex de objetivos a curto prazo (conquistar no máximo em 2 anos): ser contratado, estudar uma especialização, fazer um curso...
Ex de objetivos a longo prazo: Se destacar na empresa, ser promovido...
Cuidado para não dizer um objetivo que seja vantajoso só para você, como ganhar mais, aposentar-se ou algo do tipo. Lembre-se que os objetivos profissionais devem ser vantajosos também para a empresa.

3 – Qual seu ponto forte?
Não se alongue na resposta, faça uma auto análise antes da entrevista
O ideal é ver quais dos pontos importantes das características de um bom profissional que você tem e vale a pena dizer neste momento.
Ex: Pró atividade, disposição em aprender, enfrento desafios...

4 – Qual seu maior defeito?
Seja CAUTELOSO neste momento, não diga algo que prejudique seu profissionalismo, como:"Sou preguiçoso" ou "Não gosto de estudar", mas também não diga nada que camufle um defeito, mas que acaba sendo uma qualidade. Não fale: "Sou perfeccionista" ou "Gosto das coisas na hora"
Isso mostra que você não sabe reconhecer seus próprios defeitos e isso é uma péssima característica para um bom profissional.
Diga algo que você pode ter uma atitude e mudar. Ex: "Tenho que aprender outro idioma", "Preciso perder peso"...

5 - Com que tipo de pessoa você tem dificuldade de trabalhar?
Esta pergunta é feita para saber se você irá se interagir com a equipe. Em casos de liderança então, é essencial saber responder isso.
Diga que diante de seus conhecimentos e experiência você aprendeu a conviver com os mais diversos tipos de perfis e respeitar cada um como é.

6 – Por que está saindo de seu emprego atual ou saiu do seu último emprego?
A pergunta irá variar de acordo com sua situação. Caso esteja trabalhando, perguntarão por que você quer sair e se estiver parado, por que saiu de seu emprego anterior.
Em nenhum momento fale mal da empresa ou de seu chefe, pois isso é falta de ética e o entrevistador achará que você pode fazer o mesmo de trabalhar lá.
Diga que não estava de acordo com os seus objetivos ou que você busca um maior desenvolvimento que não poderia ter na outra organização. No caso de demissão, seja sucinto ao descrever por que foi demitido.

7 – Por que acha que deve ser contratado?
Lembre-se do momento em que ele pede para falar sobre você e siga as mesmas dicas. Não se alongue, já vá com algo preparado e destaque alguns diferenciais que possui e que podem ajudar no desenvolvimento da empresa.
Pesquise a missão, visão e valores da empresa, aí você pode falar que seus valores estão alinhados com os valores da empresa: ética, humanização, fico no cliente... (Cada empresa tem os seus valores, pesquise antes!)

8 – O que você espera da empresa?
Muita calma nessa hora! Nada de dizer que espera ganhar muito ou possuir um ótimo cargo (lógico que no fundo você quer isso, mas guarde para você).
Responda que procura desenvolver-se profissionalmente, que quer contribuir para o sucesso da empresa, etc.

Boa sorte!

Fonte: 
Jeniffer Elaina - Clube do Dinheiro
Imagem: Além Fronteiras



3. REDAÇÃO EM ENTREVISTA DE EMPREGO

Como escrever uma redação para processos seletivos:


O objetivo dessas redações é para avaliar a qualificação dos profissionais e ver se sabem se expressar, compreender e escrever. Mais precisamente, o objetivo do avaliador é avaliar a comunicação escrita, gramática, clareza de raciocínio, objetividade, capacidade de síntese e outras competências. 
Possíveis temas e sobre como escrever a temível redação

Normalmente a redação é pedida em forma de dissertação onde o candidato escreve um texto de até 15 a 30 linhas (folha pautada), ou que não vire a folha (folha sem pauta), assinando ao final da mesma. Os temas mais pedidos são:
  • Quem sou eu? : Esse tema é o mais solicitado em uma entrevista de emprego. Ele abrange tanto a área profissional quanto a área pessoal. O candidato geralmente deve interligar as duas e mostrar como tem conseguido equilíbrio ou até mesmo sucesso com as duas. 
  • Vida profissional: Esse tema é o segundo mais solicitado . Ele abrange os empregos relacionados a vaga no qual o candidato trabalhou. Nesse tema o candidato precisa abordar somente a respeito do tempo, de forma cronológica, em que ficou em cada um dos empregos em que esteve. Quais atividades principais que realizou, crescimento profissional, promoções, demissões e como cada um dos empregos irá ajudar no desenvolvimento desse ao qual ele está se candidatando.
  • Objetivo Profissional:  O tema abrange a respeito da vaga a qual se candidatou. Nesse tema o candidato deve abordar principalmente o motivo que o levou a escolher aquela vaga. Como irá contribuir para a vaga o que espera com aquele cargo, etc.
  • Formação Profissional: O tema abrange as experiências durante o período de estudos, seja no ambiente escolar, dos cursos frequentados ou da época da faculdade. Parece estranho , mas o objetivo desse tema é justamente para identificar a personalidade do candidato e ver se ele se enquadra no ambiente profissional da empresa (ideal quando solicitado tema livre para quem ainda não tem experiência, é a oportunidade de contar a vivência em campo de estágio)
  • Sobre a empresa: Esse é o mais raro e mais complexo de se responder. Ele abrange seu conhecimento a respeito da empresa a qual pretende atuar. Por isso é importante que antes de ir para uma entrevista, pesquise sobre a empresa, o máximo que puder. Decore a missão, visão e os valores (principalmente esse), quando foi inaugurada, área de atuação...
  • Área de atuação: Apesar de parecer semelhante a Objetivo profissional , esse tema é mais livre. Você pode criar uma redação impessoal a respeito de sua área de atuação. Ex: Marketing, comércio, publicidade, enfermagem, etc.
COMO FAZER UMA BOA REDAÇÃO
  • É necessário ler com atenção e compreender bem o que o enunciado ou o entrevistador está pedindo.
  • Associar o tema proposto com a empresa e com o que eles buscam em você como profissional.
  • Saber por as ideias no papel para elaborar um bom texto.
  • Não use gírias.
  • Cuidado para não ficar repetindo a mesma palavra várias vezes.
  • Não utilize expressões como eu acho, quem sabe, eu penso, pois estas expressões passam dúvida a quem lê, não dando credibilidade ao texto a ser escrito.
  • Evite também utilizar o “Eu” no texto, seja sempre imparcial como se escrevesse para um grupo de pessoas.
  • Cuide para não utilizar parágrafos que sejam muito longos pois dificilmente uma pessoa se interessará em ler um texto com estes tipos de parágrafo.
  • Tenha sempre argumentos coerentes com o tema abordado.
  • Para  fazer uma boa redação você tem que treinar e escrever bastante, uma vez que durante uma entrevista de trabalho,você poderá desenvolver com mais tranquilidade e facilidade.
  • Coloque o título da redação quando terminar de escrevê-la, e atenção para que o título seja coerente com o texto.
  • Respeite as margens da folha (tente manter em coluna reta, tanto a margem direita, quanto a esquerda).
  • Capriche na caligrafia.
  • Atenção ao Português e previna erros desnecessários.
  • Não escreva menos que 15 linhas e não ultrapasse 30 linhas.
  • Não escreva muito a ponto de ter que virar a folha, o ideal é que não vire a folha.
  • Não assine o final da redação, a não ser que seja solicitado. 
  • Faça uma boa redação com começo, meio e fim, ou seja, sua redação deve ter introdução, desenvolvimento e conclusão.

INTRODUÇÃO (Argumento Inicial) - Na introdução deverá ser informado de forma sucinta o assunto a ser abordado através do texto. Verifique o tema dado e retire uma palavra chave, se o tema for livre opte por fazer uma redação "quem sou eu", nesse caso escolha o assunto que será abordado durante toda a redação. Por exemplo, escrever sobre seus costumes de vida, biografia, experiências de trabalho... 
DESENVOLVIMENTO (A justificativa do Argumento Inicial) - No desenvolvimento, o assunto terá de ter alguns pontos de vista, que deverá principalmente contar e exemplificar, de forma simples e direta, dois pontos de vista quanto à determinada situação, normalmente um ponto positivo e negativo, com coesão entre o assunto explicado no texto.
CONCLUSÃO (RESULTADO) - Na conclusão é necessário que o candidato conclua o ponto de vista abordado no texto, a ideia deverá ser finalizada coerentemente ao texto e trazer uma reflexão. Este parágrafo poderá ser um pouco extenso e deverá ser escrito atentamente para que o candidato consiga realizar uma redação perfeita, pois caso as ideias se percam no final do texto este não terá nenhum sentido.
COMO FAZER UMA BOA REDAÇÃO “QUEM SOU EU”
  • Imagine que você pudesse observar você como outra pessoa, ou como se você estivesse vendo o seu próprio retrato, analise e dê enfase nas suas principais características, sejam elas físicas ou intelectuais;
  • Escreva sobre você de forma detalhada, afinal esse é o propósito deste tipo de redação, quem for ler quer saber realmente como e quem você é.
Ex.: Sou “fulado”, que nasceu no dia “tal”, na cidade “tal”, localizada no “interior ou na capital”, e desde cedo busco conquistar e realizar meus sonhos, e sempre faço a minha parte para atingir o que almejo, porém nem sempre conquistamos aquilo que sonhamos, mas quando lembro que fiz o melhor de mim fico feliz, afinal fiz tudo o que estava ao meu alcance…
  • Faça comparações entre você e coisas boas que existem no mundo, minimize seus defeitos, e façam eles jogar a seu favor no seu texto.
Ex.: Se pudesse ser um animal seria um “nome do animal”, porque “comente o porque da sua escolha”, tente relacionar esse trecho com o contexto geral da sua redação.
…. Muitas pessoas me chamam de teimoso, por muitas vezes não desistir com facilidade do que quero, mas eu chamo essa teimosia como persistência, pois muitas vezes é necessário ser persistente para vencer na vida, e não é nos primeiros desafios que eu desisto.
NÃO HÁ UM MODELO IDEAL PARA UMA REDAÇÃO PROFISSIONAL , SEJA O MAIS ORIGINAL POSSÍVEIS EM SUAS REDAÇÕES.

ANÁLISE GRAFOLÓGICA: Quando a redação não é o foco

Outra possibilidade para a utilização da redação é quando a empresa quer fazer uma análise grafológica. A grafologia é um instrumento que serve para avaliar através da escrita dados sobre a personalidade e aptidões dos indivíduos. Geralmente o candidato recebe uma folha tamanho ofício sem pauta, uma caneta esferográfica azul e é instruído a discorrer no mínimo 20 linhas sobre um tema específico ou livre e assinar no final. Para tal é proibido fazer rascunho e inclinar o papel. Neste caso, o tema da redação ou o conteúdo da mesma não é o objeto principal de análise.

O grafólogo irá avaliar de maneira bem minuciosa uma série de aspectos da escrita, tais como: inclinação das letras, distância entre as palavras, cuidado com pontuação e pressão do traço.  Não há como “forjar” uma análise como esta, ou seja, disfarçar a letra. No entanto, nesta situação é melhor se preocupar menos com o tema (pois é apenas pano de fundo) e caprichar na apresentação do texto e na própria caligrafia.

FONTE:Treinadora


4. DINÂMICAS EM GRUPO

As dinâmicas de grupo são importantes ferramentas para auxiliar em vários e determinados objetivos dentro dos processos corporativos, e podem ser:


De Apresentação
Objetivo: Apresentação do grupo no início de um treinamento.
De Entrosamento
Objetivo: Aquecer ou aumentar a interação do grupo.
De Avaliação:
Objetivo: Simular determinada situação e observar o comportamento de um profissional quanto a uma determinada competência, seja ele candidato a uma vaga, ou já um colaborador efetivo.
De Desenvolvimento:
Objetivo: Auxiliar no desenvolvimento de alguma competência específica.

Personagens da Dinâmica

O Facilitador: aquele que será responsável por conduzir toda a dinâmica, liderando o grupo e cuidando para alcançar os objetivos desejados.
O Assistente: será responsável por auxiliar o facilitador em tarefas específicas, para permitir que o facilitador mantenha o foco no grupo e nas atividades. Será necessário somente em determinadas dinâmicas.
O Grupo alvo: formado por aqueles que estarão se submetendo à dinâmica, e dos quais se deseja algum resultado.
O Observador: aquele que será responsável em avaliar algum requisito previamente estabelecido, comportamentos, ou determinadas competências. Será necessário somente em determinadas dinâmicas.




Dinâmicas de Apresentação

Da Bolinha de Papel

O grupo posiciona-se em círculo, o facilitador pega uma ou duas folhas de papel, amassa em forma de bolinha e joga para um dos participantes. Este deve se apresentar e jogar a bolinha para outro participante que não tenha ainda se apresentado, e assim por diante. A apresentação pode variar de acordo com a necessidade e o objetivo do encontro, mas em geral, pede-se nome, formação e função.

Da Apresentação Indireta

Pede-se aos participantes que se reúnam em pares, se houver número ímpar, o assistente (ou facilitador) poderá completar o último par. Cada indivíduo terá de 3 a 5 minutos para se apresentar ao colega, que deverá prestar atenção e memorizar aspectos importantes para depois apresentá-lo ao grupo. No momento da apresentação, o grupo pode se posicionar em círculo de modo que os pares fiquem juntos, e a sequência de apresentação poderá ser horária ou anti-horária.

Dinâmicas de Entrosamento

 Do Reconhecimento de uma Qualidade

Sentados em círculo, os participantes deverão escrever em pedaços de papel de mesmo tamanho, sem que possa ser reconhecida sua autoria, uma única qualidade do participante da sua direita (ou esquerda). Todos os pedaços de papel dobrados deverão ser colocados em um recipiente aberto. O facilitador pede, então, que um dos participantes retire um dos papéis, leia em voz alta, diga a quem ele acredita que a qualidade se refere, explicando o porquê, e então entregue à pessoa. Continuando no sentido anti-horário (ou horário), até que todos os papéis tenham sido retirados. Somente ao final, cada um revelará a quem se destinava a qualidade escrita no papel, iniciando-se pelo mesmo que fez a primeira retirada do papel do recipiente. Aí, após todas as qualidade terem sido realinhadas aos seus originais destinatários, o facilitador poderá perguntar a cada um o que achou da qualidade que lhe foi atribuída.

Do Reconhecimento de uma Qualidade - Versão Simplificada

Sentados em círculo, cada participante falará de uma única qualidade da pessoa que está ao seu lado direito (ou esquerdo), explicando o porquê e, se possível, descrevendo uma situação que o exemplifique. Assim sucessivamente até o último participante que, então, falará de uma qualidade do primeiro que falou.

Das Perguntas no Meio da Música

Todos em pé, toca-se música e os participantes são estimulados a dançar, ao parar a música, o facilitador faz uma das perguntas previamente elaboradas. Quem responderá será aquele que receber a bolinha de papel lançada pelo facilitador e, após responder, o participante jogará a bolinha para outro participante, que responderá e lançará a outro, que será o último a responder na rodada, e que devolverá a bolinha de papel ao facilitador, que reinicia a música e repete-se o processo. Pode-se fazer de um a cinco participantes do grupo a responder por rodada, dependendo, é claro, do tamanho do grupo. O facilitar deve garantir que todos do grupo respondam da forma mais igualitária possível, e que haja dinamismo suficiente em toda a dinâmica, pois o participante deve ser orientado no início de que deve dar a resposta em, no máximo, 5 segundos. É jogo rápido!
Exemplos de perguntas que podem ser utilizadas (não utilize perguntas que abordem política, religião ou temas polêmicos): Qual é o seu prato favorito? Qual é sua cor favorita? Qual é seu ator favorito? Qual é sua atriz favorita? Qual é sua cidade natal? Qual é seu hobby? Qual é seu cantor predileto? Qual é sua cantora predileta? Qual é seu filme favorito? Qual é seu esporte favorito? Qual é seu destino de férias predileto? O que você mais gosta nos outros? O que você mais gosta em você?

Dinâmicas de Avaliação

Do Resumo da Experiência Profissional

Individualmente, cada participante terá 15 minutos para se preparar e 2,5 minutos para falar (ele deverá preencher os 2,5 minutos, nem mais, nem menos). O objetivo é relatar, em pé e de frente para o grupo, a sua experiência profissional (se forem recém-formados poderá ser substituído o tema pela experiência educacional). O facilitador solicitará voluntários para se apresentar, o primeiro que se manifestar será chamado, na próxima rodada faz-se o mesmo. Ao se apresentar, o participante não poderá olhar o relógio, um assistente controlará o tempo e avisará quando faltarem 30 segundos para finalizar, assim como, quando o tempo terminar. Ao término, o facilitador interromperá o participante, caso este ainda esteja falando, e chamará o próximo. Os observadores devem ter o currículo de cada candidato e poderão observar as seguintes competências: comunicação (poder de síntese, coerência, comando de voz), postura, assertividade, iniciativa.

Da Tarefa em SubGrupo

O facilitador dividirá o grupo em subgrupos de 5 pessoas e, para isso, pedirá voluntários em número que divida o grupo todo em subgrupos de 5, e cada um desses escolherá, alternadamente, pessoas para formar o seu subgrupo. A tarefa do subgrupo será a de escrever em uma folha de flipchart um conselho profissional genérico para um gerente de área, com uma justificativa, que deverá ser apresentado depois por um dos integrantes. Todas as decisões deverão ser tomadas pelo subgrupo. Os observadores (cada subgrupo deverá ter um observador) poderão observar as seguintes competências: liderança, comunicação, trabalho em equipe, iniciativa.

Conclusão e dicas
Dinâmica de grupo é uma fase do processo seletivo muito tensa para a maioria dos candidatos. Em uma ou duas horas todos precisam demonstrar seu potencial da melhor forma possível. Por isso, pequenos erros podem significar a perda de pontos preciosos na avaliação, o que diminui suas chances de conseguir a vaga. Os recrutadores que conduzem a dinâmica de grupo são treinados para observar quem está fazendo cena.

“Sabem que uma pessoa extrovertida de verdade não será extrovertida só nesse momento, mas também no café, na entrevista, na chegada à recepção. É fácil perceber quando ela está assumindo um personagem”. Então tomem cuidado. Lembre se do básico, bom dia, boa tarde, boa noite, obrigado e por favor.
  • Falar mais do que a boca:
Se você for, de fato, um candidato extrovertido e falante pode agir naturalmente na dinâmica de grupo, mas precisa ter o bom senso de também deixar os outros participarem. “Um candidato que fala demais pode atrapalhar o andamento da dinâmica, desviar o foco, atrasar as atividades e ainda impedir a participação dos colegas.”

  • Entrar mudo e sair calado 
“Como as avaliações são baseadas em comportamento, se ele não trouxer nada, não à nada para avaliar". Ou seja, se você for extremamente tímido, vai precisar se esforçar para entrar no jogo. Mesmo que fale pouco, uma só vez que seja, se disser algo pertinente pode ganhar muitos pontos.

  • Ser excessivamente competitivo
Não é legal para um candidato focar tanto o resultado e a entrega e, por isso, descuidar da boa educação. “Claro que algumas empresas valorizam e até buscam profissionais competitivos, mas é preciso ter bom senso para não se tornar um profissional agressivo. Nada de atropelar os colegas para chegar na frente, ok?

  • Fazer tudo sozinho
Como o próprio nome diz, a dinâmica de grupo é uma atividade “em grupo”, que exige coletividade. “É bem visto que você tenha um ponto de vista e o defenda com bons argumentos, mas é indispensável que você também saiba ouvir os outros participantes.”

  • Criticar o processo seletivo
“Tem gente que usa o tempo da dinâmica de grupo para dizer que não concorda com determinada fase do processo de seleção. É muito inadequado”.

  • Ficar muito à vontade
É legal que você se sinta à vontade e consiga demonstrar todo o seu potencial. Só tome cuidado para não exagerar e acabar perdendo a linha, fazendo piadinhas e brincadeiras fora de hora. Lembre-se de que esse é um momento de avaliação e sinta-se à vontade para colocar idéias e participar – sem exageros.

Fonte: Bete MachadoGestão Industrial


5. O QUE FAZER QUANDO NÃO HÁ RETORNO DE UMA ENTREVISTA


Não tem coisa pior que ficar aguardando o Feedback de um processo seletivo. Seja positivo ou negativo. Infelizmente, é algo real e deixam muitas pessoas a espera de um retorno. Por pior que seja o resultado, eu acredito que todos que participam de um processo têm o direito de saber o resultado. 

Saiba 10 dicas sobre o que fazer quando não há retorno de uma entrevista:

1. Tome a iniciativa
Não basta esperar. Faça alguma coisa. No mercado atual, cabe aos candidatos terem a iniciativa pelo retorno.

2. Faça um plano
Se você ligar e enviar e-mails demais, você será irritante e pode parecer desesperado. Por outro lado, se você não acompanhar o processo seletivo, você pode estar demonstrando falta de interesse. "Apenas permita-se um determinado número de tentativas ao longo de um tempo limitado.”

3. Seja simpático
Seja sempre agradável em seu e- mail ou telefonema, mesmo se você estiver irritado com o empregador, talvez eles ainda estejam selecionando os candidatos e ainda não tomaram uma decisão ou acham que você tem perfil para uma posição diferente dentro da organização. Saiba lidar com este contratempo, talvez isso possa te diferenciar dos demais candidatos.

4. Verifique seu networking
Cheque em seu Facebook, LinkedIn e Twitter se ex-colegas ou amigos que atualmente trabalham na empresa têm notícias sobre o status do processo de seleção.

5.Um feedback imediato 
Se possível, você já pode garantir um feedback durante a entrevista. "Se há uma recepção calorosa, então a porta está aberta para você se envolver ainda mais. Se é frio, não perca muito tempo com o assunto. Muitas vezes não ter resposta já é uma resposta”.

6. Mude o foco
Se você acha que é incapaz de obter uma resposta da área de recursos humanos após muitas tentativas, tente a chefia. Nos cargos mais altos muitas vezes é encontrado mais respeito pelo candidato.

7. Siga sua intuição e seja realista
A rejeição pode ser psicologicamente traumatizante, mas ela também nos leva para outros caminhos. Se a companhia não conferiu seus 37 e-mails, talvez a oportunidade não tenha mesmo dado certo. Siga sua intuição se realmente vale a pena insistir em alguns pedidos de retorno.

8.Mantenha o empregador informado 
Como outras vagas do seu interesse podem surgir, não se esqueça de informar o empregador de quantos ou outros processos de seleção você está participando. Sem ser rude, mas para lembrá-los que você também está olhando para outras opções.

9. Não torne isso pessoal
Saiba que muitas vezes as vagas mudam seus requisitos, salários, carga horária e até mesmo são descontinuadas, e a maioria das empresas não querer trazer isso a público.

10. O que essa experiência pode lhe dizer sobre a empresa
O processo de pós-entrevista nem sempre reflete diretamente a cultura corporativa da companhia, mas você vai se lembrar disso quando decidir se candidatar a outro cargo no futuro.




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